14/06/2019

Alunos de Engenharia Civil participam de visita técnica à estação de tratamento de esgoto

Os alunos do 6º semestre do curso de Engenharia Civil da Faculdade Paraíso do Ceará participaram, neste mês de junho, de visita técnica às lagoas de estabilização da Estação de Tratamento de Esgoto Malvas, em Juazeiro do Norte.

A aula prática – atividade da disciplina de Saneamento II – tem o objetivo de conhecer os níveis de tratamento dos esgotos sanitários, os aspectos construtivos e operacionais do sistema de tratamento dos esgotos nas lagoas anaeróbias, facultativas e de maturação.

Para tratar o esgoto, a Cagece utiliza principalmente o processo natural das lagoas de estabilização realizado por meio de agentes biológicos, sem a necessidade da adição de produtos químicos, pois as bactérias e algas utilizam a matéria orgânica para sobreviver e, dessa forma, fazem a autodepuração do esgoto.

De acordo com a professora Anielle Brito, a visita “contribui para que os futuros Engenheiros conheçam as principais tecnologias adequadas para nossa região e compreenda a necessidade de execução de projetos para tratar os esgotos sanitários”, explica a docente.