Atendimento via chat
Atendimento via chat

23/10/2019

Lei Geral de Proteção de Dados é tema da 3ª Semana de TI da FAP

A 3ª Semana de Tecnologia da Informação da Faculdade Paraíso do Ceará (FAP) teve como tema central a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Sancionado em 2018 pelo então presidente Michel Temer, o texto – que entrará em vigor em agosto de 2020 – estabelece novas regras de coleta e tratamento de informações de pessoas, empresas e instituições públicas.

Para discutir a temática, a FAP trouxe especialistas das áreas do Direito e da Tecnologia da Informação para analisar os impactos e desafios nos campos jurídico e tecnológico com a vigência da LGPD. O advogado Cláudio Joel Brito Lóssio e o cofundador e DPO (sigla em inglês para Data Protection Officer, que é o responsável pela proteção de dados) da A7Consult, Carlos Machado, ministraram palestras que abordaram essas questões no encerramento da Semana de TI.

“O propósito da nova legislação é definir claramente a responsabilidade de quem coleta, armazena e trata dados de pessoas físicas, impondo limitações e punição para casos de vazamento de dados”, explica Carlos Machado.

Programação

Na abertura do evento, o programador Italo Santos compartilhou sua experiência como desenvolvedor web vivenciada nos Estados Unidos e na Europa. Já o professor Ermeson Silva apresentou o Garagem Lab - FAP, um centro de inovação e empreendedorismo idealizado pela FAP.

Para tratar de empreendedorismo e desenvolvimento de games, André Faure e Sandra Faure falaram sobre as possibilidades no mercado de jogos. André e Sandra são sócios da Game Plan, empresa que atua na área de games com consultoria, mentoria, inteligência de negócios, estratégia e execução de marketing.

O desenvolvedor sênior da MiniBio Stefanini e líder técnico do setor de desenvolvimento remoto, Ítalo Figueirêdo, apresentou a empresa para futuras parcerias entre os cursos de Sistemas de Informação (SI) e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e o NexTI. A multinacional brasileira é uma das maiores empresas de TI do mundo, está presente em 40 países e tem mais de 25 mil funcionários.

Para o coordenador dos cursos de SI e ADS da FAP, professor Anselmo Gomes, a 3ª Semana de TI buscou dialogar com o mercado e trazer direcionamentos em busca do profissional ideal.

“Além do direcionamento de carreira, teve o objetivo de apresentar as percepções de mercado para o desenvolvimento de competências profissionais durante a graduação que permitam a construção de profissional preparado e desejado pelo mercado”, justifica o docente.

Apresentação de projetos

Os estagiários do NExTI apresentaram os projetos desenvolvidos pela empresa júnior, incluindo as duas startups Buraki e XPETX, além dos aplicativos Segue a Trilha e App Geopark/NexTI, que estão sendo desenvolvidos em parceria com o Geopark e a Unesco.

FAP, apaixonados por educação.

Voltar